Ideias inovadoras para crescer em seguros de vida

Setembro de 2010 - Gerar ideias inovadoras para crescer em seguros de vida foi o lema que a Swiss Re escolheu para um encontro com seus clientes brasileiros e do Cone Sul, com representantes de três empresas que oferecem soluções e serviços para vender seguros de vida.

"Juntamente com os nossos profissionais, a Swiss Re está trazendo fornecedores que oferecem diferentes soluções e serviços para nossos clientes da América Latina" disse Rolf Steiner, Regional Head, Brasil e Cone Sul.

No dia 25 de agosto em São Paulo, e no dia 27 de agosto em Santiago, Chile, executivos brasileiros e chilenos representando empresas de seguros se encontraram em um fórum com Advance Medical, Riverside e Sigma Dental em instalações providenciadas pela Swiss Re. Advance Medical teve como tema de sua apresentação Telessubscrição; Riverside, Marketing Direto; e Sigma Dental teve como tema o seguro dental como ferramenta para aumentar o crescimento do marketing num nicho determinado de maneira rentável no ramo de Vida.

Telessubscrição

Marc Subirats, CEO da Advance Medical, definiu Telessubscrição como uma forma de subscrever apólices de Vida através de entrevistas telefônicas feitas por médicos e enfermeiras especializados substituindo-se a clássica Declaração de Saúde. A Swiss Re, junto com a Advance Medical, está trazendo este conceito pelo Brasil e está oferecendo apoio à concepção e execução de todos os processos. Subirats cativou também a audiência dando exemplos de situações específicas.

Up-selling

Em seguida foi a vez de Pieter Walhof, General Manager da Riverside, que apresentou os serviços oferecidos por sua empresa que administra campanhas de marketing direto. O foco de sua apresentação foi o conceito de "up-selling", que significa vender um aumento de capital ou uma nova cobertura adicional a uma carteira já existente. "A nossa experiência mostra que essa ação gera um retorno maior sobre o investimento em comparação com outras carteiras", explicou Walhof. Ele afirmou também que as coberturas de vida e acidentes ligadas a apólices existentes, através de mala direta, geram aos nossos clientes uma rentabilidade do investimento entre 30% e 200%.

Seguro Dental

Santiago Jaramillo, representante da Sigma Dental apresentou sua empresa que desenha, opera e administra seguros dentais na América Latina. Com atividades na Venezuela, Colômbia, Equador, Chile, Peru e Costa Rica, a meta da empresa é expandir-se na Argentina, México, Brasil e América Central. "Aliando a experiência da Sigma Dental, juntamente com o expertise técnico da Swiss Re, trazemos para a sua companhia a oportunidade de agregar um valor ao seu produto de Vida em Grupo, Acidentes Pessoais e Saúde" explicou Jaramillo.

Soluções de Resseguro de Vida Estruturadas

Como esperado, também houve no evento apresentações da própria Swiss Re. Rolf Steiner, Regional Head do Brasil e Cone Sul, apresentou uma perspectiva do mercado global do (res)seguro, no qual se referiu ao renomeado Estudo Sigma e números consolidados de 2009, a fim de analisar a posição do Brasil e dos países do Cone Sul dentro do contexto mundial. Hernán Fatone, Head of L&H Underwriting WSE Regional Markets, falou sobre o futuro da subscrição tradicional e a ferramenta de tarificação que a Swiss Re oferece aos clientes, o Guia de Vida, que em constante evolução, terá novas características a partir do mês de outubro. Por último, Javier Rivas, Senior Marketer L&H, fez uma apresentação detalhada sobre um produto da Swiss Re: Soluções de Resseguro de Vida Estruturadas, que são soluções destinadas a empresas que procuram por uma gestão eficiente de seu capital. Estas soluções proporcionam capital de uma maneira rentável e flexível, assegurando que a empresa possa manter a posição de solvência regulatória em ótimo nível e aumentar sua taxa de rentabilidade na carteira de seguros de vida em vigor. "Uma vez que estas estruturas são criadas para satisfazer as necessidades específicas do segurado, e para cumprir com as regulações concretas de um país, as transações podem ser muito diferentes entre si. Portanto, o custo dependerá do nível de transferência de risco e das características de risco da estrutura do resseguro," explicou Rivas.

O encontro gerou muito interesse entre os participantes e um considerável número de reuniões subseqüentes foram agendadas. O fórum atingiu seu objetivo e não poderia ter sido realizado sem o suporte de Ed Varhola e Pat DeAngelis da Swiss Re Academy, o centro de capacitação e desenvolvimento da Swiss Re.

Para receber uma apresentação detalhada de qualquer um destes produtos, (Telessubscrição, Marketing Direto, Seguro Dental ou Soluções de Resseguro de Vida Estruturadas), contate seu Client Manager habitual ou André Azevedo.


Photo Gallery

Innovative ideas for growth in life insurance

Building new Life & Health solutions...

Swiss Re is committed to helping clients solve problems, including finding ways to optimise capital, manage new areas of risk and improve overall efficiency.

Read the whole story

The Quantified Self

Is wearable technology actually going to encourage healthier behaviours and habits?

Read the whole story