O seguro na América Latina: ênfase nas linhas pessoais de seguro

Abril de 2010 - Nossos economistas de Economic Research & Consulting realizaram um estudo dos seguros de linhas pessoais na América Latina guiados pelo importante tamanho do segmento na região e a grande dinâmica mostrada nos últimos anos. Os resultados do estudo colocam em manifesto o grande potencial deste segmento.

Em 2008 o volume total de prêmios de seguro na América Latina e Caraíbas ascendeu a USD 105.000 milhões.

O volume total de prêmios na América Latina e nas Caraíbas foi de USD 105.000 milhões em 2008, o que equivale a 2,5% do negócio de seguro no mundo. O seguro de não vida concentrou quase 60% dos prêmios na América Latina, enquanto os restantes 40% correspondeu aos seguros de vida. Prémios de seguros estão concentrados nos seis maiores mercados - Brasil, México, Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia - que juntos respondem por 91% do prémio regional. O setor de seguros teve um importante crescimento nos últimos anos. Não obstante, o crescimento não foi suficiente para que o volume de prêmios alcance um nível de desenvolvimento similar ao dos países industrializados: em média, o gasto per capita em seguros da região ascendeu a USD 176 em 2008, muito abaixo da média mundial de USD 618. Assim também a penetração do seguro (2,5% do produto interno bruto da região) era muito inferior à média mundial de 6,9%.

O seguro de linhas pessoais representa 84% do volume total de prêmios da região.

Em 2008, o estimado do volume de prêmios de seguro de linhas pessoais foi de USD 88.000 milhões na América Latina. Deste número, os prêmios de seguro de não vida representaram USD 46.200 milhões, enquanto os outros USD 41.500 milhões corresponderam ao seguro de vida. No segmento de não vida predominou o negócio de seguro automóvel e saúde; no de vida, os produtos de seguro relacionados com pensões. 42% dos prémios neste segmento, enquanto o ramo vida no México gerou um adicional de 19% do volume.

Linhas Pessoais beneficiaram a economia favorável. As seguradoras também redesenhou seus produtos e distribuiu-os através de múltiplos canais

O crescimento dos seguros de linhas pessoais nos últimos anos tem sido promovido por um ambiente econômico e regulador favorável, assim como pela contribuição de companhias de seguro para o desenvolvimento de produtos novos e uma utilização eficiente dos canais de distribuição para chegar a novos clientes. A implementação bem sucedida de banca-seguros e canais alternativos de distribuição também foi facilitada pelo ambiente regulador.

Segundo as projeções o volume total de prêmios do seguro de linhas pessoais crescerá até USD 175.000 milhões em 2019.

Se esta dinâmica se mantiver nos dez anos seguintes, os seguros de linhas pessoais irão crescer a uma taxa média anual de 7% em termos reais, acima da taxa de crescimento do PIB projetado de 3.3%.  Isto se traduziria em um volume pessoal de linhas de prêmio de USD 175 bilhões em 2019.


Swiss Re Global Partnerships

Engaging with the world allows us to find more robust solutions to common perils. There are limits to what the insurance industry can achieve alone; some risks will require a broader approach involving...

Read the whole story

New approaches to US flood coverage

Swiss Re sponsors a Best Review global webinar on the topic of New Approaches to Flood Coverage as the US Congress debates the reform and future of the National Flood Insurance Program (NFIP).

Read the whole story