As perguntas certas são o segredo: Uma análise do risco cibernético nas empresas de pequeno e médio porte

A digitalização da economia e da sociedade proporciona diversas vantagens. Vivemos em um mundo onde praticamente todos têm um smartphone, compram produtos pela Internet e usam serviços de streaming multimídia.

Sob a bandeira “Indústria 4.0”, as empresas estão se beneficiando da rapidez e do aumento de eficiência prometidos pela digitalização dos processos operacionais. Enquanto isso, estações de trabalho no PC funcionais e conexões rápidas à Internet também se tornaram essenciais para as atividades de negócios das empresas de pequeno e médio porte. Porém, a digitalização e a interconectividade crescentes também estão criando um alto grau de dependência de sistemas de TI funcionais e seguros, bem como a necessidade de pessoal bem qualificado.
 
As empresas de pequeno e médio porte estão mais cientes dos riscos cibernéticos e de seus impactos negativos sobre as operações comerciais normais. Em grande parte, isso foi impulsionado pelo surgimento de regulamentos de proteção de dados em diversos países o que, por sua vez, tem levado as pequenas e médias empresas (PME) a se interessarem pela análise de seus riscos de TI, protegendo-se e transferindo parte de seus riscos cibernéticos para as seguradoras.
 
A indústria de seguros desenvolveu abordagens iniciais e procedimentos estruturados para a análise do risco cibernético das PMEs. O cenário de mudança constante das ameaças, novas formas de análise em casos de sinistro cibernético e o progresso tecnológico terão impacto sobre o desenvolvimento de métodos de análise de risco. As seguradoras de riscos cibernéticos devem determinar seus prêmios com base nos resultados da análise objetiva dos riscos e nas medidas de proteção empregadas pelos segurados. Dessa forma, o mercado segurador pode desempenhar um papel importante para estimular a maturidade cibernética de uma economia como um todo, bem como ajudar a ampliar a resiliência cibernética de cada empresa.

Este artigo, As perguntas certas são o segredo - Uma análise do risco cibernético nas empresas de pequeno e médio porte (confira no box à direita), oferece um melhor entendimento sobre a análise de riscos cibernéticos nas pequenas e médias empresas.


Swiss Re estima pagamento de US$...

- Swiss Re estima que suas perdas com os eventos catastróficos (furacões Harvey, Irma e Maria e os terremotos no México) no valor de US$ 3,6 bilhões. - As perdas estimadas para o mercado segurador...

Read the whole story

Modelagem prospectiva: o segredo...

A digitalização e a globalização da sociedade e da indústria estão tornando o panorama de riscos cada vez mais complexo e interligado, aumentando o potencial de acumulação nas carteiras de responsabilidade...

Read the whole story