Risco de inundações no Brasil

A população brasileira exposta ao risco de inundações provavelmente aumentará de 33 milhões de pessoas hoje, para 43 milhões em 2030. Estima-se que as perdas anuais aumentarão de US$ 1,4 para US$ 4 bilhões no mesmo período. Medidas de prevenção, adaptação e transferência de riscos podem ajudar o Brasil a evitar percalços em seu desenvolvimento socioeconômico.

A gestão do risco de enchentes no Brasil requer um novo marco regulatório e expansão da colaboração público-privada. Um mercado de seguros sadio, microsseguros contra enchentes, seguro e resseguro de infraestrutura pública e outras soluções de risco para o setor público estão entre as opções de proteção contra inundação – o evento climático mais frequente, caro e difícil de manejar em áreas urbanas no país.

Acreditamos que o diálogo entre a indústria de seguros e o governo poderá, junto com novas ferramentas e canais de distribuição, ajudar as seguradoras a encontrar boas soluções. Na Swiss Re possuímos conhecimento, ferramentas e qualificação para contribuir. Estamos à disposição do mercado de resseguros brasileiro e das autoridades públicas do país para trabalharmos juntos para tornar a sociedade mais resiliente a tais catástrofes naturais.

Promovendo o diálogo

A Swiss Re vem incentivando o diálogo sobre riscos de inundação no Brasil por meio de palestras, publicações, pesquisas e outras iniciativas. Além disso, a Swiss Re aplicou seus conhecimentos e qualificação para desenvolver novas ferramentas e soluções para o mercado local. Saiba mais!

Notícias, eventos e discussões

Publicações

Inovação