Porque adquirir uma proteção contra sinistros de alto impacto em seguros de saúde?

Fevereiro 2013 - Os custos com os planos de saúde vêm crescendo a cada ano como consequência do rápido desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas sofisticadas de tratamento médico que permitem, muitas vezes, acelerar a cura de muitas doenças ou mesmo salvar vidas de maneira que há pouco tempo não seria possível. Todo este progresso seguramente aumenta a qualidade dos tratamentos, porém por outro lado, impacta financeiramente na estrutura de custeio dos planos de saúde.

No Brasil, assim como em outros países, as companhias que operam na área de saúde estão expostas a desvios que podem comprometer a integridade financeira dos planos de saúde limitando perdas futuras inesperadas de sua carteira. A continuidade de cada empresa, independe do segmento de negócios em está inserida, porém depende diretamente do planejamento desenvolvido por seus gestores, os quais devem protegê-la dos efeitos internos e externos. Podemos citar os seguintes efeitos para os planos de saúde:

  • A imprevisibilidade de ocorrência de eventos extraordinários;
  • ̤̤As modificações legais aplicáveis ao segmento;
  • Necessidade de reservas ou provisões financeiras para atender a legislação contábil, as quais muitas vezes poderão demandar aporte de capital, principalmente “as reservas técnicas” a que estão sujeitas.
  • A condução dos atendimentos fora de área territorial normal de atuação.
  • Elevação na demanda por alguns procedimentos médicos específicos.


Diante destes fatos, a Swiss Re, líder mundial no gerenciamento de riscos, criou um plano de proteção para as empresas ou entidades que assumem o risco de saúde dentro de seus balanços financeiros. Trata-se de uma cobertura voltada para atender os desvios causados por sinistros incomuns e inesperados, que podem gerar uma perda econômica importante para tais entidades. Esta proteção, que já existe em outros países, é conhecida como “Employer Stop-Loss” (ESL), ou Excesso de Danos por Pessoa.

Saiba mais


Swiss Re Corporate Solutions appoints...

Munich/Zurich, 16 January 2017 - Swiss Re Corporate Solutions has appointed Mr. Bijan Daftari as Country Manager for Germany. In this role, Mr. Daftari will be responsible for managing the strategy, development...

Read the whole story

Corporate Solutions appoints F....

Zurich, 4 January 2017 - Swiss Re Corporate Solutions has appointed Falk Schmaler as Head of Middle East and North Africa (MENA). In his new role, Mr. Schmaler will be based in Dubai and responsible for...

Read the whole story