Swiss Re Corporate Solutions se destaca em evento de gerenciamento de risco

Em seminário da ABGR, a seguradora discute temas relevantes, como internacionalização do Brasil e inundações, além de trazer para o seu estande o inédito projeto do avião movido a energia solar.

Presença marcante no 10º Seminário Internacional da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, em São Paulo (SP), a Swiss Re Corporate Solutions contribuiu com sua experiência para o debate de questões cruciais da área e, ainda, utilizou seu estande na feira do evento para transmitir a mensagem de apoio ao futuro das energias limpas e renováveis.

Na abordagem do tema central do evento - “A Gerência de Riscos no Cenário Globalizado” –, Iván González, Head da Swiss Re Corporate Solutions para a América Latina, analisou o processo de “Internacionalização das Empresas Brasileiras”. Com o crescimento das economias emergentes, o Brasil e outros países da América Latina, que até o século passado eram alvo do movimento expansionista de empresas nos países desenvolvidos, agora se preparam para fazer o percurso inverso e desbravar mercados consolidados do Primeiro Mundo.

Segundo Newton Queiroz, recém-nomeado diretor de Vendas para a América Latina da Swiss Re Corporate Solutions, a internacionalização se configura no comércio internacional de produtos. Na prática, significa que as empresas brasileiras precisarão entender e respeitar a cultura de risco de outros países, adotar programas globais de gerenciamento de risco e assimilar a cultura mundial para a aquisição de seguros.

Embora reconheça o grande desafio que a internacionalização representa às empresas nacionais, ele afirma que a Swiss Re Corporate Solutions detém experiência e conhecimento suficientes para facilitar esse processo. “Como empresa global com ampla presença na América Latina, oferecemos consultoria para a compra de seguros, capacidade de retenção de riscos e auxílio no desenvolvimento de programas globais de gerenciamento de risco, que ajudem as empresas a equiparar seus riscos ao parâmetro mundial”, diz.

Desde a sua última participação no evento da ABGR, há dois anos, a da Swiss Re Corporate Solutions avançou muito, tornando-se uma seguradora multilinha, com atuação expressiva em property, Responsabilidade Civil, D&O, energy, engenharia, transporte e outros ramos. Todas essas linhas de negócios combinadas, segundo Queiróz, representam quase 15% da carteira da seguradora. Ele destaca que o crescimento previsto de 20% neste ano é resultado da estratégia de atuação focalizada em mercados específicos e atendimento personalizado a clientes de grandes riscos.

Durante o fórum, a Swiss Re Corporate Solutions também contribuiu para o debate de outro tema importante no cenário nacional de riscos, que são as inundações. Cláudia Melo, responsável de Global Partnerships para a América Latina, apresentou a palestra “América Latina e Enchentes no Brasil Decorrentes de Variações Climáticas / Impactos das Reações da Natureza ao Meio Ambiente”. Um estudo da Swiss Re prevê que as perdas anuais com inundações no Brasil poderão aumentar de US$ 1,4 bilhão para US$ 4 bilhões em menos de 20 anos.

Inovação e evolução

Bastante visitado, o estande da Swiss Re Corporate Solutions na feira de negócios do evento apresentou como atração o projeto Solar Impulse, um avião movido a energia solar, que é capaz de voar dia e noite, sem qualquer tipo de combustível. Outra inovação da empresa foi oferecer a um grupo de gerentes de risco a palestra motivacional do técnico da Seleção Brasileira Luiz Felipe Scolari, que apresentou ensinamentos valiosos sobre liderança, gestão de pessoal, valorização da equipe etc.

Para Newton Queiroz, a principal mensagem transmitida na palestra foi a do desafio da constante evolução. “Não é porque temos a melhor seleção do mundo que o técnico tem de ser o melhor também. Quanto maior a evolução, maior a responsabilidade em sempre avançar e se superar”, diz, acrescentando que esta também é a missão da Swiss. “Trabalhamos para atender cada vez melhor as necessidades de nossos clientes”, conclui.


$content.hideMoreStories

Swiss Re Corporate Solutions premiada...

Pelo segundo ano consecutivo, a revista Latam Insurance Review premiou a Swiss Re Corporate Solutions como a melhor seguradora de linhas comerciais do Brasil. Além desse prêmio, um de nossos executivos,...

Read the whole story

Moody's afirma rating da Swiss...

A agência de classificação de riscos Moody's afirmou o rating de solidez financeira da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros (SRCSB) em escala nacional (Aaa.br) e global moeda local (Baa2). A perspectiva...

Read the whole story