Como o seguro pode contribuir para a gestão dos riscos do setor de energia frente a climas extremos

Condições climáticas extremas representam uma das principais ameaças ao setor de energia no mundo todo. Soluções inovadoras de seguro podem assegurar a resiliência financeira das empresas e, em última instância, contribuir para a geração e fornecimento sustentável de energia no futuro.

Estudos demonstram que, por conta do aquecimento global, a frequência e severidade de furacões, tempestades e ondas de calor irão aumentar e poderão atingir áreas antes não afetadas. Podemos citar como exemplo a forte seca ocorrida no Brasil, que vêm causando, entre outros problemas, a redução da produção de eletricidade.

Um artigo publicado pela revista Nature Climate Change diz que o mundo enfrentará 40% de queda na água disponível até 2030, o que impactará não só o abastecimento de água potável, higiene e saúde pública, como também afetará 98% da geração mundial de eletricidade.

Projeto FREI: Financing Resilient Energy Infrastructure

Diante desse cenário, a Swiss Re Corporate Solutions investiu em um projeto, em parceria com o World Energy Council (WEC), Marsh McLennan Companies (MMC) e o European Bank for Reconstruction and Development (EBRD), visando identificar e categorizar os riscos enfrentados pelo setor de energia (sua natureza, frequência e severidade), bem como revisitar estratégias de mitigação dos riscos financeiros relacionados. O objetivo é aumentar a resiliência financeira do setor.

O projeto teve início no final de 2014 e os primeiros resultados da pesquisa foram divulgados em outubro de 2015. O estudo 'The road to resilience − managing extreme weather risks' aborda os principais riscos climáticos para a indústria de energia e como gerenciá-los. No início desse ano, mais um relatório foi finalizado acerca dos recursos hídricos, The road to resilience – managing the risks of the energy-water-food nexus, que traz alternativas e recomendações concretas sobre como lidar com a possibilidade de escassez de água.

Para saber mais sobre o projeto FREI, acesse a página em inglês: http://cgd.swissre.com/research/in_focus/Risks_affecting_the_energy_industry.html.

Soluções inovadoras de seguros podem ajudar

A indústria do seguro desempenha um papel fundamental no suporte aos projetos no setor de energia. Transações pioneiras têm assegurado a proteção de empresas nos segmentos de energia eólica, solar e hidrelétricas frente a condições climáticas adversas. Tais operações garantem retornos estáveis, tornando os projetos economicamente viáveis para os investidores privados.

No Brasil, as empresas do setor de energia também já podem contar com esse tipo de solução. A Swiss Re Corporate Solutions lançou este ano um produto inédito e exclusivo: o seguro paramétrico de índices climáticos. Ele contribui para a resiliência financeira das empresas do setor e dos projetos de energia com fonte renovável. Para saber mais sobre esse produto, clique aqui.

Compartilhando conhecimento também no Brasil

Rodrigo Violaro, Diretor da Swiss Re Corporate Solutions e o responsável pelas soluções de seguros climáticos para o setor de energia na América Latina, será um dos palestrantes do 'Seminário Regional: Cenários Energéticos na América Latina". O evento é promovido pelo World Energy Council e acontecerá nos dias 12 e 13 de julho no Rio de Janeiro.

Rodrigo participará das discussões no painel "Resiliência: Eventos Climáticos Extremos e a relação Água-Energia" que abordará os riscos relativos a eventos climáticos extremos e a relação de dependência da água na matriz energética da região. Ele trará para o painel o conhecimento obtido pela Swiss Re Corporate Solutions através de seus estudos e pesquisas, assim como a experiência internacional da empresa, com exemplos do que já é feito fora do país.

Acesse a página do evento para mais informações: Seminário Regional da WEC - Cenários Energéticos na America Latina.

 

08 de julho de 2016.


Swiss Re Corporate Solutions premiada...

Pelo segundo ano consecutivo, a revista Latam Insurance Review premiou a Swiss Re Corporate Solutions como a melhor seguradora de linhas comerciais do Brasil. Além desse prêmio, um de nossos executivos,...

Read the whole story

Moody's afirma rating da Swiss...

A agência de classificação de riscos Moody's afirmou o rating de solidez financeira da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros (SRCSB) em escala nacional (Aaa.br) e global moeda local (Baa2). A perspectiva...

Read the whole story