A seca ataca, mas o seguro mantém o crescimento dos agricultores

Redução dos níveis dos reservatórios, racionamento de água e uma safra de café 30% abaixo das expectativas. Estes são alguns dos efeitos da seca recorde ocorrida na zona central do Brasil. No entanto, muitos agricultores do país puderam continuar seu trabalho graças ao seguro de receita agrícola oferecido pela cooperativa COAMO e pela Swiss Re Corporate Solutions.

Valdeci Honiak ainda recorda quando, em 2011, uma seca sem precedentes atingiu o estado do Paraná, na Região Sul, e ele perdeu toda a safra de soja.

Honiak, tal como outros agricultores, planta soja durante os verões quentes e chuvosos da região. No inverno, ganha a vida com uma segunda cultura: milho. Ganha o suficiente para sustentar a família.

É por isso que Honiak é muito cuidadoso em equilibrar suas finanças e não assume quaisquer custos adicionais. Ao negociar um empréstimo em 2010, optou por um novo tipo de seguro: o seguro de receita agrícola. Esse plano é oferecido pela Credicoamo, a área de crédito da COAMO, a maior cooperativa agrícola da América Latina.

Proteção dos negócios em tempos de seca

No início, Honiak tinha dúvidas, principalmente porque a nova apólice era mais cara do que a tradicional. Mas suas dúvidas se dissiparam quando a seca se instalou. O cálculo do prejuízo e a indenização foram rápidos. E ele recebeu dinheiro suficiente para cobrir as perdas.

Honiak agora é defensor do seguro de receita. "Quanto mais pessoas fizerem o seguro, mais o preço baixa e todos estarão protegidos".

Uma revolução nos seguros agrícolas

O plano de seguro de receita foi desenvolvido em conjunto pela Credicoamo e pela divisão de Agricultura da Swiss Re Corporate Solutions. Segundo Jose Cullen, diretor da área de Agro da da companhia no Brasil, o seguro de receita nunca tinha sido vendido no país, embora tenha um histórico de sucesso em outros países, como nos Estados Unidos.

O plano considera a produção individual média de cada membro e também leva em consideração outra variável: o preço das commodities na Chicago Mercantile Exchange, o principal mercado global para produtos agrícolas e via de escoamento de mais da metade dos 5,63 milhões de toneladas que a COAMO vende. "Nós definimos um valor por saca quando a apólice é adotada, de acordo com o preço das commodities na bolsa. Esse valor é usado como valor de referência em caso de pedido de indenização", explica Cullen.

Uma revolução comportamental dos negócios

O presidente e fundador da COAMO, José Aroldo Gallassini, é o principal defensor desse seguro. "Os agricultores têm que ter consciência de que podem proteger suas operações por meio do seguro. É por isso que eu insisto que todos façam um seguro", afirma.

Mais de 3.000 membros adquiriram seguros para a safra 2012-2013. Dilmar Antonio Peri, da Credicoamo, acredita que a disponibilidade do seguro está conscientizando os agricultores em relação à necessidade de proteger seus negócios. "A apólice de seguro de receita desencadeou uma revolução comportamental", diz.

Cobertura de operações de pequena e grande escala

Este tipo de seguro é vantajoso não só para pequenos agricultores, mas também para operações comerciais de maior porte.

"Os seguros hoje em dia oferecem soluções para a agricultura de qualquer escala", afirma Cullen da Swiss Re Corporate Solutions. Dado que os seguros mantêm os negócios dos agricultores em situações de desastre, sua importância cresce à medida que mais pessoas passam a viver nas cidades, o que significa que dependerão dos agricultores para fornecer seus alimentos.

"Juntamente com os outros parceiros da cadeia de valor da agricultura, o seguro é um importante fator de resiliência agrícola em um mundo mais urbanizado", acrescenta Cullen.


Swiss Re Corporate Solutions premiada...

Pelo segundo ano consecutivo, a revista Latam Insurance Review premiou a Swiss Re Corporate Solutions como a melhor seguradora de linhas comerciais do Brasil. Além desse prêmio, um de nossos executivos,...

Read the whole story

Moody's afirma rating da Swiss...

A agência de classificação de riscos Moody's afirmou o rating de solidez financeira da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros (SRCSB) em escala nacional (Aaa.br) e global moeda local (Baa2). A perspectiva...

Read the whole story


Write a comment

Comment Policy
(All fields marked with * are mandatory)

User comments (1)

Posted by Adriana Cielo on 02 Aug 2016

Good evening, I wonder what amount to insurance against drought to 100 hectares of soybeans in Sao Sepe - RS - Brazil

In our ongoing efforts to improve the quality and relevance of our publications, we would like to know more about you.

*mandatory

Interested in subscribing to our content? Visit our subscription page

Remember me

We use cookies to gather information that will help us provide the best possible service. By using this site, you are accepting our cookie policy.

In our ongoing efforts to improve the quality and relevance of our publications, we would like to know more about you.

* required fields

Interested in subscribing to our content? Visit our subscription page.

Close
Close

Show local contact for:

SWITCHBOARD

  • Zurich +41 43 285 2121
  • MUNICH+49 89 3844 0
  • HONG KONG+852 2827 4345
  • LONDON+44 20 7933 3000
  • ARMONK+1 914 828 8000
Show Location

Subscribe to Newsletters

Subscribe to Newsletters