Swiss Re Corporate Solutions comemora dois anos de seguro paramétrico

A seguradora é a primeira a oferecer o seguro paramétrico de índices climáticos no Brasil

Neste mês, a Swiss Re Corporate Solutions comemora dois anos do lançamento do seguro paramétrico no Brasil com R$ 22 milhões em prêmios emitidos. O grupo trabalha com esse produto há mais de 10 anos nos EUA e Europa e a Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S.A. foi a primeira companhia a oferecer o seguro paramétrico de índices climáticos para o mercado brasileiro.

O seguro paramétrico é voltado para setores da economia que têm receitas e custos de operação diretamente impactados por variações inesperadas no clima, como é o caso das empresas de geração de energia elétrica com fonte renovável e dos grandes players do agronegócio que são afetados pelo regime de chuva, vento, sol e temperatura. Com esse produto, as empresas aumentam a previsibilidade de suas receitas, mesmo diante de riscos tão importantes para suas atividades, e com isso reduzem eventuais prejuízos por conta desses eventos climáticos.

“Este é um produto pioneiro no mercado brasileiro e representa a nossa visão de desenvolver soluções inovadoras para as necessidades de negócio dos nossos clientes. É uma forma de ajudar as empresas a minimizarem eventuais perdas em seus resultados financeiros diante de eventos climáticos imprevisíveis, como excesso ou ausência de chuva por exemplo”, afirma o CEO da Swiss Re Corporate Solutions, Luciano Calheiros.

Os seguros de índices climáticos não somente contribuem para maior previsibilidade dos negócios das empresas, como também ajudam a melhorar a sua avaliação de crédito no mercado, uma vez que agências de rating avaliam melhor as companhias que se mostram mais resilientes a intempéries.   

Os seguros paramétricos baseiam-se na definição de índices para a ocorrência de eventos naturais. No caso de chuvas, por exemplo, um dos indicadores é uma precipitação pluviométrica superior a um determinado índice acordado entre segurador e segurado. Trata-se, portanto, de um modelo diferente do tradicional.

Outro diferencial é que o valor da importância segurada nos seguros paramétricos é pré-definido em acordo com o cliente. Além disso, o pagamento da indenização é mais rápido, em geral ocorre entre duas a seis semanas, e o prazo de cobertura também pode ser diferente, pois é estabelecido conforme a necessidade do cliente.

Com o seguro paramétrico no Brasil, a Swiss Re Corporate Solutions conquistou dois importantes prêmios: Prêmio Cobertura-Performance 2016, na categoria Melhor Performance Econômico-Financeira em Seguro Rural; e Latam Insurance Review – Prêmios de Seguros Brasil 2016, na categoria Inovação em Seguros.


Swiss Re Corporate Solutions premiada...

Pelo segundo ano consecutivo, a revista Latam Insurance Review premiou a Swiss Re Corporate Solutions como a melhor seguradora de linhas comerciais do Brasil. Além desse prêmio, um de nossos executivos,...

Read the whole story

Moody's afirma rating da Swiss...

A agência de classificação de riscos Moody's afirmou o rating de solidez financeira da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros (SRCSB) em escala nacional (Aaa.br) e global moeda local (Baa2). A perspectiva...

Read the whole story