SEGURO RURAL DA SWISS RE CORPORATE SOLUTIONS CONQUISTA PRÊMIO COBERTURA

Faturamento expressivo e alta margem operacional foram os critérios que elegeram a empresa como vencedora na categoria. Agora, além de se preparar para superar esses resultados, a Swiss Re pretende ampliar a oferta do seguro de receita, um produto inovador que trouxe para o país e no qual acredita ser o futuro do seguro rural.

A Swiss Re Corporate Solutions foi a grande vencedora da 15ª Edição do Prêmio Cobertura – Performance 2012, na categoria Seguro Rural. A festa de premiação ocorreu na noite da última segunda-feira, 26/11, no Centro Fecomércio, em São Paulo, sob a promoção da Editora Cobertura.

A escolha do Seguro Rural da Swiss Re Corporate Solutions foi realizada a partir de avaliação do economista Francisco Galiza, da Consultoria Rating de Seguros, com base em diversos critérios técnicos. Entre os principais, a evolução da participação em ranking do ramo; histórico da empresa; rentabilidade operacional - medida pelo indicador sinistralidade (sinistros retidos/prêmios ganhos) - e comissionamento (despesas de comercialização/prêmios ganhos).

Para Jose Cullen, Diretor da área de Agro da Swiss Re Corporate Solutions, a premiação representa o reconhecimento pelo esforço da empresa no desenvolvimento de sua carteira de seguro rural. Ele conta que, em 2002, quando a Swiss Re iniciou nesse ramo, o seguro rural ainda era incipiente, problemático, apresentava alta sinistralidade e falta de pessoal especializado. “Mas graças ao esforço e trabalho da empresa, esse quadro foi revertido nos últimos dez anos a ponto de sua boa performance ser reconhecida com a conquista de um prêmio", disse.

Cullen adiantou que, neste ano, os resultados apurados até agora indicam que a Swiss Re deverá superar o faturamento de 2011 em 10%, com um volume de aproximadamente R$ 1,5 bilhão de capital segurado. Para 2013 o plano da empresa é continuar o trabalho de disseminação dos seguros rurais visando manter um crescimento constante.

Inovação e expertise

A boa performance da Swiss Re no seguro rural é resultado de um conjunto de iniciativas que priorizam a inovação e a aplicação da expertisse do grupo nessa área. Tanto que a empresa foi a primeira a trazer ao Brasil, em 2010, o Seguro Receita Agrícola, que nos Estados Unidos, por exemplo, representa 80% do mercado de seguro rural.

Esse seguro cobre a perda de receita do produtor, pela ocorrência de eventos climáticos ou devido à variação de preços da commodity, utilizando a produtividade individual de cada um. Em síntese, significa que uma parte da receita esperada pelo agricultor com a venda da produção terá cobertura, e não apenas os gastos com o custeio de safra.

Embora pareça complexo para o produtor, Cullen afirma que as indenizações recebidas por muitos estão servindo para disseminar os benefícios e vantagens do produto.

Um caso exemplar aconteceu com um produtor do Paraná, cujos filhos não viam razão para ele investir o equivalente ao preço de um carro popular na compra do seguro. “Mesmo assim ele adquiriu o seguro e quando enfrentou o sinistro recebeu o equivalente a oito carros populares, convencendo não apenas os seus filhos da importância do seguro, como também outros produtores, que passaram a se interessar pelo produto”, relata Cullen.

Já entre as algumas cooperativas, o executivo da Swiss Re afirma que o seguro receita agrícola foi eleito como o produto ideal para todos os seus cooperados.

Mais inovações

Outra inovação da Swiss Re é seguro de Quebra de Produtividade Regional (Crop-Shortfall), que se caracteriza por um seguro paramétrico, com coberturas customizadas para as necessidades específicas de cada empresa da cadeia de suprimentos do agronegócio. Por meio de índices oficiais, o seguro Crop-Shortfall protege a carteira exposta dos clientes quando há quebra de safra, evitando, assim, possíveis perdas financeiras.

Entre os seguros tradicionais da carteira de seguro rural da empresa, estão o Seguro Agrícola, que protege o produtor rural contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos adversos, tais como granizo, geada, vendaval, seca, chuva excessiva, dentre outros. E também o Seguro de Animais, que oferece coberturas completas para asininos, bovinos, bubalinos , caprinos, equinos, muares, ovinos e suínos, para os riscos de vida, transporte, reembolso clínico e cirúrgico, fertilidade, prenhez, dentre outras.


Photo Gallery

ALTA 2012 award

Swiss Re Corporate Solutions wins...

A large billing volume and high operating margin were the factors that led to the company's win. Now, in addition to positioning itself to surpass these results, Swiss Re Corporate Solutions intends to...

Read the whole story

Working towards wellbeing

Swiss Re initiative recognised for helping mental health claimants back to work.

Read the whole story